Uma vez licenciado em um estado, um advogado pode exercer a advocacia em todos os estados?

Não automaticamente. Para obter licença em mais de um estado, um advogado geralmente deve cumprir os requisitos de admissão na Ordem dos Advogados de cada estado. Alguns estados, no entanto, permitem que advogados licenciados de fora do estado exerçam a advocacia se o tiverem feito em outro estado durante vários anos e o mais alto tribunal do novo estado os aprovar. Muitos estados também têm disposições para que os advogados participem em casos específicos em estados onde não estão licenciados. Diz-se que o advogado em tal caso comparece pro hoc vice, o que significa “para esta ocasião específica”.

5 táticas de marketing jurídico digital compatíveis com o Código de Ética da OAB

Se eu tiver um problema jurídico, preciso contratar um advogado? Não necessariamente – você pode se representar. E, em algumas situações especializadas, como apresentar uma queixa a uma agência governamental (por exemplo, uma disputa sobre benefícios da Segurança Social ou do Medicare), não advogados ou paralegais podem estar qualificados para representá-lo. (Os paralegais são não-advogados que receberam formação que lhes permite ajudar os advogados numa série de tarefas; normalmente não podem representar clientes em tribunal.) Se estiver nesta situação, pergunte à agência governamental envolvida que tipos de representantes legais são aceitáveis.

Há muitos assuntos que você pode resolver sozinho, se souber como fazê-lo. Por exemplo, você pode se representar em tribunais de trânsito ou de pequenas causas, ou participar de negociações e celebrar contratos por conta própria. Mas se você não tiver certeza sobre as consequências de suas ações ou sobre como proceder, obter aconselhamento jurídico rápido de um advogado pode ser muito útil para prevenir problemas no futuro.