Um equívoco é que eles tratam apenas pacientes com diabetes, mas é mais do que isso. A experiência de muitos residentes é um pouco distorcida. Durante a internação, a maioria dos residentes tem um grande contato com pacientes com diabetes. Sendo um centro de alto volume, eles atendem um grande número de pacientes com diabetes. E assim, quando fazem rodízio na clínica, percebem que é muito mais interessante do que o que vivenciaram durante o rodízio de internação.
Outra coisa que Vana quer esclarecer é que nem todas as pessoas com baixa estatura precisam necessariamente de hormônio do crescimento. O hormônio do crescimento certamente tem um papel, mas nem todos são candidatos adequados para ele.
https://www.draamandasoeiro.com.br/
Muitas vezes, seus pacientes chegam com baixa estatura durante a puberdade. Esses são os casos mais comuns. Portanto, eles precisam descobrir a causa disso e, portanto, fazer um exame clínico. Eles descobriram que muitos de seus pacientes precisam desse exame, mas geralmente é algo simples.
Para os pediatras, Vana acredita que a paciência é uma boa característica ou virtude, especialmente por trabalharem com crianças. E, por extensão, você está tratando não apenas o paciente, mas também a família dele.
Em relação à endocrinologia, a curiosidade e a capacidade de resolução de problemas são importantes. Você deve gostar de fisiologia, das vias, dos hormônios, das coisas que sobem ou descem, e o que regula o quê.
Você também precisa ser um bom ouvinte e ter empatia, especialmente com pacientes com diabetes. Porque, às vezes, quando se lida com um adolescente, é preciso pedir que ele faça o teste seis ou oito vezes por dia e aplique injeções de insulina. E talvez seja um pouco mais fácil falar do que fazer. Além disso, eles não têm folga, mesmo nas férias. Então, ajuda ter essa empatia e se colocar no lugar deles.